Massagem Relaxante
A massagem tem sido usada desde o começo da humanidade. Assim, é considerada umas das formas mais antigas de manipulação do corpo humano. Ela tem sido empregada com êxito por muitas culturas como meio de promoção e restauração da saúde, principalmente para aliviar as dores e os desconfortos físicos.
A massagem relaxante é uma técnica com toques mais leves para estimular a produção de hormônios responsáveis pelo relaxamento. O principal deles é a ocitocina, que diminui o estresse, combate o medo e melhora relacionamentos.
É geralmente feita com as mãos, mas não impede que seja feita com outras partes do corpo como, por exemplo, os pés. Não dispensa o contato, que é parte importante para alcançar a satisfação desejada na massagem. As massagens relaxantes têm ganhado muitos adeptos com o mundo cada vez mais competitivo e estressante em que vivemos. Ela tem sido uma fuga muito usada pelos trabalhadores brasileiros em geral. Essa prática tem se popularizado de tal forma que algumas empresas oferecem massagens aos funcionários em busca de uma maior produtividade e um ambiente de trabalho melhor.
Além do alívio de pressão e relaxamento objetivo prioritário da massagem, essa prática também ajuda a recuperar músculos danificados, aumenta a oxigenação no sangue, reduz os inchaços, podendo ajudar também na recuperação de algumas lesões como torções, espasmos e também como forma de curar algumas doenças. A massagem relaxante também abaixa a pressão sanguínea, melhora o sistema digestivo e aumenta a tolerância à dor. Esta técnica é uma ótima alternativa para pessoas que passam por dificuldades ou se sentem angustiadas. É muito indicada para quem tem problemas de insônia ou acorda com sensação de cansaço.
Além do alívio de dores musculares e de relaxamento, a massagem pode ser aplicada no tratamento de várias patologias. Na área respiratória, por exemplo, atua no tratamento de bronquite e pneumonia, relaxando a musculatura do paciente e fazendo com que ele libere a secreção. “Os movimentos de percussão na massagem, como os usados na fisioterapia respiratória, aplicam forças mecânicas suficientes para que o tórax afrouxe e mobilize secreções nos pulmões. E, se combinado com forças da gravidade, podem prevenir complicações respiratórias após cirurgia e tratamentos pulmonares que já estejam ocorrendo.
A massagem é um tratamento preventivo que ajuda a melhorar a circulação sangüínea, aliviar as tensões, beneficiar a qualidade respiratória, diminuir a ansiedade e irritação e, consequentemente, reduzir a possibilidade de, futuramente, ter problemas cardíacos, por exemplo. A duração de uma sessão de massagem depende do objetivo e disponibilidade do paciente. Geralmente, o tempo mínimo utilizado é de 45 minutos, podendo chegar até 2 horas. A aplicação da massagem pode ser realizada tanto no chão como sobre uma maca apropriada.
Esse tipo de massagem combate sintomas como: dor de cabeça, irritabilidade, estresse, falta de concentração, medo, ansiedade, tensões musculares, má circulação sanguínea, lombalgia, alívio de cãibras, melhora a respiração, aumenta a circulação linfática, redução de ansiedade e da irritabilidade